Hoje é comemorado, no Brasil, o Dia do Cliente. A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores.
Como muitas lojas aproveitam essa data para promover liquidações, promoções e/ou sorteios, separamos 5 dicas importantes para que você possa comprar de forma mais segura:
1) Defeito no produto: Tanto o fabricante quanto o comerciante podem ser acionados em caso de defeito no produto. Se o erro for por parte do fornecedor, você tem direito a ressarcimento, podendo optar pela troca por produto equivalente, devolução do dinheiro ou abatimento proporcional do preço na compra de outros produtos.
2) Arrependimento de compra: o direito de arrependimento por compra ou aquisição fora do estabelecimento comercial, como compras realizadas em sites ou telefones, está previsto no Código do Consumidor. Em até 7 dias, é possível requerer a devolução do produto, assegurado o reembolso total. Não é necessário explicar o motivo do arrependimento ao fornecedor, que também não pode cobrar taxas ou novo frete. Ressalta-se que as lojas físicas fazem apenas troca, pois não são obrigadas a disponibilizar o cancelamento.
3) Fraudes: Desconfie de ofertas fora dos padrões, mesmo em épocas de grandes promoções. Confira o histórico do vendedor e certifique-se das condições de consumo e validade do produto que deseja adquirir.
4) Documentação: É importante a guarda de ofertas, notas fiscais, contratos, comprovantes de pagamento e anúncios publicitários. Essa documentação pode ser utilizada como prova em caso de problemas, embasando eventuais reclamações junto aos órgãos de proteção do consumidor ou até mesmo ações judiciais.
5) Cobrança indevida: A cobrança indevida deve ser ressarcida em dobro, segundo o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor.
Feliz Dia do Cliente para todos que já nos confiaram a sua causa!