TJRS mantém decisão de nulidade de cláusula não proposta em contrato de seguro agrícola

TJRS mantém decisão de nulidade de cláusula não proposta em contrato de seguro agrícola

Compartilhe

Em recente decisão, o TJRS manteve sentença dada pelo Juízo de Vera Cruz em ação de cobrança de indenização de seguro agrícola que afastou cláusula que não constou claramente da proposta apresentada ao segurado.

O sinistro ocorreu durante o prazo de cobertura, tendo a seguradora vistoriado a lavoura e declarado a perda total da produção Depois disso, o segurado efetuou a limpeza da área. Ao fim do ciclo produtivo, a seguradora negou o pagamento da indenização argumentando que a apólice exigia outra vistoria da lavoura, ao final da safra, para aferição do efetivo prejuízo.

Ajuizada ação, a sentença de procedência determinou o pagamento da indenização pelo fundamento de  que a cláusula que exigia a segunda vistoria não fazia parte, de forma expressa, da proposta, e havendo declaração pela seguradora de perda integral, não poderia a previsão obstar o pagamento. Em grau recursal, o TJRS confirmou a decisão de primeira instância, referindo nesse ponto que não havia má-fé do segurado em limpar a área onde já havia reconhecimento de perda total da safra (Processo nº 70085142172).

Mais para explorar

Direito Contratual, Consumidor e Responsabilidade Civil

SEGURO VIAGEM: você sabe como funciona?

O seguro viagem é um tipo de proteção que oferece cobertura para despesas médicas e outros eventos imprevistos que possam