Indenizações previstas no direito brasileiro: você conhece os principais tipos?

Indenizações previstas no direito brasileiro: você conhece os principais tipos?

Compartilhe

Indenização por Danos Materiais 
Pretende reparar os danos causados a bens materiais ou econômicos da vítima, e também os prejuízos decorrentes dessa conduta lesiva.  

Indenização por Danos Morais
É a reparação por condutas que tenham afetado a integridade moral, física, psicológica ou a imagem da vítima. Possui caráter subjetivo e, por esse motivo, o valor da indenização é fixado com base no prejuízo, na condição da vítima e na situação financeira de quem causou o dano.

Indenização por Danos Existenciais
O dano existencial tem caráter objetivo e almeja indenizar a vítima que, em decorrência de um evento, modifica a sua realidade de modo a obrigá-la a tomar uma perspectiva não desejada.

Indenização por Perdas de Chance 
A reparação, neste caso, é sobre o que a vítima deixou de ganhar, é a frustração pela oportunidade de um ganho patrimonial ou redução de uma vantagem. A chance não só deve ser real como também deve ser comprovada a possibilidade de êxito, caso o evento danoso não tivesse ocorrido.

Indenização por Danos Estéticos
É aplicada em caso de lesão à saúde ou integridade física de alguém, que tenham por resultado o constrangimento. São lesões que deixam marcas permanentes no corpo ou que diminuam sua funcionalidade como: cicatrizes, sequelas, deformidades ou quaisquer outros sintomas que causem insatisfação ou constrangimento da pessoa.

Mais para explorar

Direito Contratual, Consumidor e Responsabilidade Civil

SEGURO VIAGEM: você sabe como funciona?

O seguro viagem é um tipo de proteção que oferece cobertura para despesas médicas e outros eventos imprevistos que possam