As organizações com atividades vinculadas ao agronegócio, sejam indústrias ou cooperativas, regulam seu calendário anual de acordo com o ano safra do produto rural em que se baseia sua atuação.
A cadeia produtiva, desde financiamento até compra e venda do produto é ligada por relações que estão pactuadas em títulos e contratos. Como preparação para o novo ciclo que se iniciará é essencial que a organização estruture a documentação que baseia seus negócios, revisando, atualizando e até mesmo implementando novas alternativas que melhor se adequem à realidade da atividade.
Dentre os documentos que merecem atenção são os que baseiam a concessão de crédito aos produtores, financiando de forma privada a produção, como os contratos e CPR’s. Esse financiamento é essencial ao setor e traz benefícios aos produtores, que não ficam dependentes do crédito estatal e também às organizações que podem garantir produtos e preços.
Contudo, para a fruição destes benefícios para o negócio, é fundamental que toda a documentação esteja organizada e de acordo com a legislação aplicável, em conformidade com as melhores práticas de mercado.